Brasil é convidado de honra na FILBo, em Bogotá, e presença confirmada na Feira do Livro de Buenos Aires

Compartilhe:

11 de abril de 2024

Brasil é convidado de honra na FILBo, em Bogotá, e presença confirmada na Feira do Livro de Buenos Aires

Durante o mês de abril, o Brasil marcará presença em duas feiras importantes para o mercado editorial latino-americano. Entre os dias 17 de abril e 3 de maio, o país é convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), com o tema “Ler a natureza”. O evento reúne a diversidade cultural brasileira com a biodiversidade, traduzidas em uma bibliodiversidade contemporânea. Já entre os dias 25 de abril e 13 de maio, participa da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires.

O Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — apoia a delegação brasileira em ambos os eventos, promovendo a programação de negócios entre editoras do Brasil e casas internacionais interessadas nos direitos autorais de obras nacionais. 

Em Bogotá, 12 empresas expõem as suas novidades no pavilhão de convidado de honra, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), e participam das rodadas no salão de negócios do evento, são elas: Jujuba, FUNCAMP, Pingo de Luz, Ateliê da Escrita, Global Editora, Mil Caramiolas, Solisluna, Panda Books, Mais Ativos, Ôzé Editora, Callis e a Companhia das Letras. A delegação será composta, também, por Sevani Matos, presidente da CBL; Fernanda Garcia, diretora-executiva da câmara; Rayanna Pereira, coordenadora do projeto de internacionalização, e Ana Claudia Paiva, analista de relações internacionais do Brazilian Publishers. 

A Feira do Livro de Bogotá é uma plataforma importante para promover o intercâmbio cultural e comercial entre os países latino-americanos, oferecendo uma oportunidade única para os profissionais do livro estabelecerem contatos, negociarem direitos autorais e ampliarem sua rede de distribuição no mercado internacional. Para a edição deste ano, estima-se que a participação brasileira resulte em US$ 215 mil dólares em novos negócios e expectativas para os próximos meses.

No dia 18 de abril, 10h, a presidente Sevani participará da mesa “La librería como agente cultural” (A livraria como agente cultural), na qual conversará com os livreiros Guillermo Rivas, presidente da Asociación Peruana de Librerías Independientes (APLI) e Violeta Gómez, membra da Asociación Colombiana de Librerías Independientes (ACLI). A moderação será de Édgar Blanco, da Asociación Colombiana de Librerías Independientes (ACLI).

“É uma honra para o Brasil ser, pela segunda vez, o país homenageado na Feira Internacional do Livro de Bogotá. Esse novo reconhecimento ressalta ainda mais a importância da literatura brasileira em terras colombianas. Há anos, a CBL, em parceria com a ApexBrasil, garante a presença brasileira neste evento, e com certeza nesse ano teremos ainda mais visibilidade para as editoras”, destaca Sevani. 

De acordo com a organização da FILBo, o Pavilhão Brasil terá três mil metros quadrados dedicados a exposições, contendo apresentações em audiovisual e homenagens a nomes representativos da literatura brasileira.  Além de uma comitiva de escritores robusta, com nomes como Raphael Montes, Daniel Munduruku e Rita Carelli, o Governo Federal também levará editores, livreiros, mediadores e promotores de leitura para participar das jornadas profissionais, rodadas de negócios e dos encontros de promoção da leitura e da literatura. 

Feira do Livro de Buenos Aires

Enquanto isso, em Buenos Aires, o mercado editorial brasileiro será representado por profissionais da Panda Books, EDUSP, Callis, Mil Caramiolas, AllBook, Global Editora e Rayanna Pereira. 

O estande do Brasil no evento irá sediar reuniões de editoras nacionais com profissionais de toda a América Latina. Durante a 48ª edição do evento organizado pela Fundación El Libro, também será divulgado o catálogo de direitos autorais do Brazilian Publishers em espanhol. 

A Embaixada do Brasil no país, por meio do projeto Destinação Brasil, promove a ida de uma comitiva com 7 autores que irão divulgar a nossa literatura durante o evento. Andrea del Fuego, Luiza Romão, Leonardo Valente, Sérgio Rodrigues, Michel Laub, Jean Candido Brasileiro e Gilberto Schwartzmann compõem o grupo. 

Para Rayanna, a participação da delegação brasileira em Buenos Aires fecha uma sequência de eventos literários fortes. “Buenos Aires encerra uma verdadeira maratona, que começa em Bolonha no começo de abril. Para todas essas feiras, estamos levando uma delegação diversa, forte e muito capacitada para negociar com editores do mundo todo”, finaliza. 

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais