15ª Conferência de Editores de Sharjah contará com a participação de 15 editoras participantes do Brazilian Publishers

Cuota:

3 de noviembre de 2025

15ª Conferência de Editores de Sharjah contará com a participação de 15 editoras participantes do Brazilian Publishers

Entre os dias 2 e 4 de novembro, acontece a 15ª Conferência de Editores de Sharjah, evento que reúne importantes profissionais de direitos autorais de mais de 100 países para seminários, sessões de matchmaking e oportunidades de networking, antecedendo a Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF). A presença do Brasil no evento, que acontece nos Emirados Árabes Unidos, é realizada pelo Brazilian Publishers, uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores.

A delegação do país neste ano é composta por Ana Claudia Paiva, analista de relações internacionais da CBL, e pelos representantes das editoras Aleph, Árvore, Barbante, Boitempo, Companhia das Letras, Melhoramentos, Nacional, Next Group, Pingue Pongue, Pop Stories, Rua do Sabão, Ruth Rocha, Solisluna, Tabla e Telos.

O primeiro dia de programação da Conferência será inteiramente dedicado a palestras e workshops, seguido por dois dias exclusivos para reuniões de negócios entre os participantes brasileiros e os demais editores internacionais. Já no dia 3 de novembro, haverá também uma visita oficial à House of Wisdom de Sharjah (Biblioteca Nacional), programada para acontecer às 17h30 (horário local).

“A Conferência de Editores de Sharjah é uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença do Brasil no mercado editorial internacional, promovendo o diálogo e a cooperação entre profissionais de diferentes países. A iniciativa reforça nosso compromisso em ampliar a visibilidade da produção literária brasileira e estimular novos negócios para as editoras nacionais”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.

“Participar da Conferência de Editores é fundamental para estreitar laços com o mercado árabe e abrir novos caminhos para a internacionalização do livro brasileiro. As rodadas de negócios e encontros proporcionam conexões valiosas e trocas que impulsionam o setor”, completa Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e do Brazilian Publishers.

Um dos aspectos mais exclusivos da Conferência é o SIBF Translation Grant, um fundo de US$ 300 mil disponível para acordos de direitos firmados durante o evento, garantindo um benefício concreto aos participantes. Para se qualificarem, os candidatos devem possuir um catálogo de direitos de tradução para compra ou venda e interesse em realizar negócios nos mercados árabe e internacional.

Categoria: 

¿Te gustó el contenido?

Comparte ahora mismo

Cuota:

Newsletter

¡Suscríbete y recibe novedades en tu email!

    CBL se compromete a respetar su privacidad, utilizaremos sus datos con fines de marketing. Puede cambiar sus preferencias en cualquier momento.

    Sigue a @cbloficial en las redes sociales

    Resumen de privacidad

    Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.