
Entre os dias 2 e 4 de novembro, acontece a 15ª Conferência de Editores de Sharjah, evento que reúne importantes profissionais de direitos autorais de mais de 100 países para seminários, sessões de matchmaking e oportunidades de networking, antecedendo a Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF). A presença do Brasil no evento, que acontece nos Emirados Árabes Unidos, é realizada pelo Brazilian Publishers, uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores.
A delegação do país neste ano é composta por Ana Claudia Paiva, analista de relações internacionais da CBL, e pelos representantes das editoras Aleph, Árvore, Barbante, Boitempo, Companhia das Letras, Melhoramentos, Nacional, Next Group, Pingue Pongue, Pop Stories, Rua do Sabão, Ruth Rocha, Solisluna, Tabla e Telos.
O primeiro dia de programação da Conferência será inteiramente dedicado a palestras e workshops, seguido por dois dias exclusivos para reuniões de negócios entre os participantes brasileiros e os demais editores internacionais. Já no dia 3 de novembro, haverá também uma visita oficial à House of Wisdom de Sharjah (Biblioteca Nacional), programada para acontecer às 17h30 (horário local).
“A Conferência de Editores de Sharjah é uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença do Brasil no mercado editorial internacional, promovendo o diálogo e a cooperação entre profissionais de diferentes países. A iniciativa reforça nosso compromisso em ampliar a visibilidade da produção literária brasileira e estimular novos negócios para as editoras nacionais”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.
“Participar da Conferência de Editores é fundamental para estreitar laços com o mercado árabe e abrir novos caminhos para a internacionalização do livro brasileiro. As rodadas de negócios e encontros proporcionam conexões valiosas e trocas que impulsionam o setor”, completa Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e do Brazilian Publishers.
Um dos aspectos mais exclusivos da Conferência é o SIBF Translation Grant, um fundo de US$ 300 mil disponível para acordos de direitos firmados durante o evento, garantindo um benefício concreto aos participantes. Para se qualificarem, os candidatos devem possuir um catálogo de direitos de tradução para compra ou venda e interesse em realizar negócios nos mercados árabe e internacional.