Uma vida dedicada à literatura e à democracia — Esquenta Jabuti com Ana Maria Machado

Share:

23 de September de 2025

Uma vida dedicada à literatura e à democracia — Esquenta Jabuti com Ana Maria Machado

A Personalidade Literária participa do encontro que antecede a cerimônia do Prêmio Jabuti 2025 na Capital Mundial do Livro

O ciclo de encontros com autores do Prêmio Jabuti se encerra no dia 30 de setembro, às 18h30, no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro. Para fechar com chave de ouro, o evento contará com a presença da escritora Ana Maria Machado, uma das vozes mais marcantes da literatura brasileira contemporânea.

Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti, Ana Maria Machado é autora de mais de 100 livros traduzidos em mais de 20 idiomas e vencedora de importantes prêmios nacionais e internacionais — entre eles, o Jabuti, o Machado de Assis e o Hans Christian Andersen. Sua obra, marcada pela liberdade criativa, pelo compromisso com a democracia e por uma linguagem acessível a leitores de todas as idades, faz dela um dos nomes indispensáveis da cultura brasileira.

O encontro será mediado por Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti, e integra a programação oficial do Rio Capital Mundial do Livro. Será um momento de escuta, troca e celebração da palavra literária, com reflexões sobre literatura, infância, democracia, direitos e os desafios do nosso tempo.

Durante uma hora, o público poderá acompanhar a conversa com a autora, seguida de sessão de autógrafos e fotos. Após o bate-papo, haverá ainda meia hora dedicada à interação com os leitores. Os livros da escritora estarão disponíveis para venda no local, em parceria com a Janela Livraria.

“Contar com a presença de Ana Maria Machado neste último Esquenta Jabuti é uma oportunidade única de aproximar o público de uma das maiores vozes da nossa literatura. Mais do que celebrar sua trajetória, o encontro permite compartilhar reflexões e experiências que inspiram leitores e autores em formação”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.

“Encerrar a série de encontros com a presença de Ana Maria Machado é reafirmar o papel do Prêmio Jabuti como espaço de diálogo vivo entre autor e público. Sua homenagem e participação trazem ainda mais relevância a esta edição, no ano em que o Rio é Capital Mundial do Livro”, destaca Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti.

Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a iniciativa integra o calendário oficial do Rio Capital Mundial do Livro 2025, título concedido pela UNESCO, e antecede a cerimônia do Prêmio Jabuti, marcada para 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio.

Ana Maria Machado, Personalidade Literária do Jabuti 2025
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou a escritora Ana Maria Machado como a Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti. A honraria reconhece figuras fundamentais da literatura nacional que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da cultura brasileira e para a formação de gerações de leitores.

Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (2011–2013), a carioca construiu uma trajetória marcada pela versatilidade, pelo diálogo com diferentes públicos e pelo prestígio internacional. Autora de mais de cem títulos publicados — entre romances, ensaios, contos e uma vasta produção infantojuvenil — tem obras traduzidas em diversos idiomas e editadas em mais de 20 países.

Ao longo da carreira, recebeu importantes distinções no Brasil e no exterior. Venceu três edições do Prêmio Jabuti: em 1978 (História meio ao contrário), 1997 (Esta força estranha) e 2000 (Fiz voar meu chapéu). Entre outros reconhecimentos, foi laureada com o Hans Christian Andersen (2000), considerado o “Nobel da literatura infantil”; o Prêmio Machado de Assis, da ABL (2001), pelo conjunto da obra; o Casa de las Américas (Cuba); o Ibero-Americano de Literatura Infantil; o Príncipe Claus (Holanda) e o Prêmio Cultura RJ.

Formada em Letras pela UFRJ, com pós-graduação em Paris sob a orientação de Roland Barthes, também atuou como jornalista em grandes veículos de imprensa e na BBC de Londres. Lecionou em instituições como UFRJ, PUC-Rio, Sorbonne, Universidade de Berkeley e Oxford. Durante quase duas décadas, foi proprietária de uma livraria no Rio de Janeiro que se tornou importante polo cultural da cidade.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.