Conceição Evaristo e Bel Santos Mayer participam de encontro do Prêmio Jabuti 2025 no Rio

Share:

10 de September de 2025

Conceição Evaristo e Bel Santos Mayer participam de encontro do Prêmio Jabuti 2025 no Rio

Evento integra o calendário oficial do Rio Capital Mundial do Livro e celebra autores e leitores em diferentes territórios da cidade

 

O segundo encontro com autores do Prêmio Jabuti 2025 acontece no dia 16 de setembro, às 17h, no Teatro Carlos Gomes – Salão Guarani (Praça Tiradentes, s/nº, Centro), com o tema “Literatura e Memória Viva”. A mesa reunirá a escritora Conceição Evaristo e a educadora e ativista da leitura Bel Santos Mayer, sob mediação do escritor e curador literário Henrique Rodrigues.

Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a iniciativa integra o calendário oficial do Rio Capital Mundial do Livro 2025, título concedido pela UNESCO, e antecede a cerimônia da 67ª edição do Prêmio Jabuti, marcada para 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio.

A conversa abordará o papel da memória, da ancestralidade e da escrita de si na constituição de uma literatura afro-brasileira potente e plural. O público poderá participar de uma hora de diálogo, seguida de sessão de autógrafos. A entrada é gratuita.

Curadoria Prêmio Jabuti
A curadoria do Prêmio Jabuti e dos encontros no Rio de Janeiro é assinada por Hubert Alquéres. Com mais de 40 anos de atuação nas áreas de cultura e educação, ele tem uma longa trajetória ligada ao mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na CBL. Foi presidente da Imprensa Oficial de São Paulo (2003–2011) e, como editor, conquistou 27 estatuetas do Jabuti em trabalhos com autores como Ferreira Gullar e Antonio Candido.

“O Rio de Janeiro é um berço da cultura brasileira e recebe de forma especial este encontro, que coloca em evidência a memória, a ancestralidade e a escrita. Contar com Conceição Evaristo e Bel Santos Mayer nesse diálogo é reafirmar a importância da literatura afro-brasileira como força vital da nossa identidade cultural”, destaca Alquéres.

Prêmio Jabuti 2025 na Capital Mundial do Livro
A escolha do Rio para sediar a cerimônia do Prêmio Jabuti homenageia a cidade no ano em que foi reconhecida como Capital Mundial do Livro 2025. Nesta edição, a premiação apresenta uma novidade: o Jabuti Especial Fomento à Leitura, voltado a projetos realizados na capital fluminense. Os vencedores receberão uma estatueta exclusiva alusiva ao título e o prêmio de R$ 5 mil.

“Há 67 anos o Prêmio Jabuti valoriza a excelência da produção literária e editorial nacional. É uma alegria trazer os encontros com autores para o Rio, especialmente com presenças como Conceição Evaristo e Bel Santos Mayer, que representam uma literatura viva, marcada pela memória, ancestralidade e pluralidade de vozes que enriquecem o Brasil”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.

Categoria: 

Did you like the content?

Share right now

Share:

Newsletter

Register to receive news in your email!

    CBL is committed to respecting your privacy, we will use your data for marketing purposes. You can change your preferences at any time.

    Follow @cbloficial on social media

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.