Exportações do setor editorial brasileiro crescem 47% em três anos na Feira do Livro de Frankfurt

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8 de dezembro de 2025

Exportações do setor editorial brasileiro crescem 47% em três anos na Feira do Livro de Frankfurt

Desde 2023, editoras brasileiras do projeto Brazilian Publishers já movimentaram mais de US$ 20 milhões em negócios na feira 

O Brasil vem consolidando sua presença no mercado editorial internacional. Um levantamento do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização do conteúdo editorial nacional promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a ApexBrasil, mostra que, nas três últimas edições da Feira do Livro de Frankfurt, o país acumulou mais de US$ 20 milhões em negócios, um crescimento de 47% desde 2023. 

Em 2025, o volume negociado pelas editoras brasileiras participantes do projeto alcançou US$ 8,1 milhões, superando os US$ 6,8 milhões de 2024 e os US$ 5,5 milhões de 2023, no principal evento editorial do mundo. 

“A Feira de Frankfurt é um dos maiores palcos do setor editorial mundial e a CBL promove em feiras como essa, um trabalho contínuo de internacionalização ao longo dos anos. Foram realizadas mais de 300 reuniões de negócios, e o número de editoras participantes nesta edição se manteve em 26 empresas, reforçando que o aumento está diretamente ligado à profissionalização e à maturidade das editoras brasileiras na exportação de conteúdo”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. 

O estande do Brasil foi um dos mais movimentados da edição de 2025. A área brasileira ganhou destaque pelos dois corredores que concentraram intensa circulação de visitantes. O tradicional Caipirinha Hour voltou a ser um dos pontos de encontro mais concorridos entre editores e agentes internacionais, consolidando o espaço como ambiente de networking e celebração da literatura brasileira. 

Neste ano, a CBL lançou uma nova edição do Catálogo de Livros e Direitos Autorais, publicado em inglês e espanhol.  A publicação reúne mais de 200 títulos, evidenciando a diversidade e a força criativa da produção literária do país. A programação brasileira incluiu palestras, mesas de leitura e debates que foram de Clarice Lispector à literatura infantojuvenil contemporânea, ampliando a discussão sobre o papel do Brasil como produtor de conhecimento. 

Criado em 2008, o Brazilian Publishers apoia mais de 80 editoras em sua entrada no mercado global, com ações que incluem treinamento em exportação, missões comerciais, projetos compradores, matchmaking e apoio logístico. O Brasil participa hoje das sete maiores feiras do livro do mundo, reforçando sua presença em circuitos estratégicos. 

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