Brasil marcará presença na Feira do Livro de Frankfurt 2025 com delegação apoiada pelo Brazilian Publishers

Compartilhe:

8 de outubro de 2025

Brasil marcará presença na Feira do Livro de Frankfurt 2025 com delegação apoiada pelo Brazilian Publishers

Programação inclui sessões de matchmaking, palestra sobre liderança feminina, oficinas com rodas de leitura e muito mais

 

O Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado em parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), estará presente na Feira do Livro de Frankfurt 2025, uma das maiores vitrines do mercado editorial mundial. O evento acontece entre os dias 15 e 19 de outubro e reunirá 27 empresas brasileiras, além de uma comitiva institucional da CBL.

A delegação será formada por Sevani Matos, presidente da entidade; Diego Drumond, vice-presidente administrativo e financeiro; Hubert Alquéres, vice-presidente de operações e curador do Prêmio Jabuti; Fernanda Garcia, diretora-executiva; Karine Pansa, diretora; Lis Ribeiro, coordenadora de comunicação; Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais; e Ana Claudia Paiva, analista da área.

Entre as empresas confirmadas estão: Bennu, BIBLIEX, Bom Bom Books/CEDIC International, Callis, Ciranda Cultural, Clube de Autores, EDUSP, Eureka, Faro Editorial, FTD Educação, Girassol Brasil, Letramento, Lume Livros, Mágico de Oz, Online Editora, Pinard, Pop Stories, Prima Vox, Rua do Sabão, SENAC SP, Taverna do Rei, Todolivro, Ubu, UNESP, Vida Produções, VR Editora e You Had me at, representando a diversidade da produção nacional.

A programação no estande brasileiro contará com momentos estratégicos para promoção da literatura nacional. No dia 15 de outubro, às 10h, será realizada uma sessão de matchmaking com rodadas de negócios entre convidados. No mesmo dia, receberá uma palestra seguida de roda de leitura e conversa com o diretor Luiz Fernando Carvalho, aprofundando o diálogo sobre a adaptação da obra "A Paixão Segundo G.H." para o cinema.

No dia 16 de outubro, às 14h, Karine Pansa, diretora da CBL, participará do painel “Aja Agora: unindo forças por um futuro sustentável na publicação”, no palco internacional da feira. O encontro apresentará iniciativas comunitárias de sustentabilidade, em continuidade ao capítulo brasileiro do Clube de Leitura ODS, e o lançamento de um aplicativo da SDG Action Campaign, que permite registrar ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e compartilhar impactos. E, às 16h30, o estande do Brasil será palco do tradicional Caipirinha Hour, um encontro de networking e intercâmbio cultural que aproxima profissionais do mercado editorial internacional em um ambiente descontraído, com música e bebidas típicas do Brasil.

No dia 17 de outubro, às 10h, dentro da programação oficial da feira, acontece a mesa “A importância de transmitir exemplos de mulheres fortes e influentes desde a infância”, com as autoras Cristiana Xavier de Brito e Fátima Nascimento e mediação de Sevani Matos, presidente da CBL. Já no dia 18, às 15h, o estande sediará a palestra “Mulheres na Liderança”, seguida por oficinas e rodas de leitura que se estenderão pelos dias 18 e 19, reforçando o protagonismo feminino e a diversidade no setor editorial.

Nesta edição, o público terá uma novidade especial: a oportunidade de adquirir livros diretamente no estande brasileiro, nos dias abertos à visitação (18 e 19 de outubro). Além disso, o evento marcará o lançamento da nova edição do Catálogo de Livros e Direitos Autorais do Brazilian Publishers, um material digital e bilíngue que reúne uma ampla seleção de obras de editoras participantes com direitos disponíveis para negociação no mercado internacional.

“A Feira de Frankfurt é um dos maiores palcos do setor editorial mundial, reunindo profissionais, autores e editoras de todos os continentes. Participar deste encontro é uma grande oportunidade para consolidar a presença do Brasil no exterior e abrir caminhos para novos projetos. Essa iniciativa reafirma a qualidade, a diversidade e a força da nossa produção literária, que tem muito a contribuir para o diálogo global”, destaca Sevani.

“Levar uma delegação tão plural evidencia a riqueza cultural e editorial do Brasil e amplia as possibilidades de negócios, parcerias e conexões com diferentes mercados. A cada edição conquistamos novos espaços, fortalecemos nossa rede internacional e criamos pontes valiosas que ajudam a consolidar a literatura brasileira no cenário global”, acrescenta Rayanna.

Categoria: 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe agora mesmo.

Compartilhe:

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail!

    A CBL está comprometida a respeitar a sua privacidade, utilizaremos seus dados para marketing. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento.

    Siga a @cbloficial nas redes sociais

    Visão geral da privacidade

    Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.